domingo, 19 de janeiro de 2014

Antítese da verdade


           
       Fico estarrecido em ver como a mentira dominou o mundo, as pessoas, os olhares, gestos... Tudo parece ser fabricado com o intuito de ludibriar, enganar e iludir. Antigamente havia uma expressão “mentira inofensiva”, mas parece que ignoramos completamente o grau de mentiras que poderíamos supostamente contar. Mentimos tanto e com tamanha frequência que nem nos demos conta quando a verdade passa bem diante dos nossos olhos.
             A verdade se tornou uma luz forte demais aos olhos de quem vive nas trevas constantemente, ela não só ofusca... Fere. A verdade se tornou nossa "kriptonita", algo tão inimaginável, tão imprevisível de ser dita e ouvida que não suportamos quando ela se aproxima e nos chicoteia a alma. Ser verdadeiro muitas vezes é falar o que ninguém mais tem coragem, é ser autentico, é ser sincero. Sou do tempo que ser verdadeiro era ser virtuoso. Quando poderia doer ouvir “não te amo mais!” “não gostei disso!” ou “não vou porque não quero ir...” Mas era a verdade, e as pessoas poderiam até se sentirem magoadas momentaneamente, mas ao passar do tempo agradeceriam quando vissem o quão verdadeiro a pessoa foi para com elas.
             Enoja-me ver como estamos atolados no lodo da mentira, do descaso, do pretexto tolo de desconversar... A verdade que mora no olhar de quem pensa como eu, é afugentada pelos descrentes, sim, descrentes... Pois infelizmente mentimos tanto e ouvimos tanta mentira que quando se fala a verdade ninguém acredita. Ninguém dá o voto de confiança a mais ninguém, e nisso... Amores se perdem e o “eu te amo” virou uma piada banalmente mal contada.

             Contudo, todos os adoradores da verdade se vacinam contra a antítese de tudo o que acreditam, uma vez não se deixando levar pela ilusão que cada um constrói... as impossibilidades ficam claras e os medos combatidos, afinal... Como vencermos os nossos medos se mentimos para nós mesmos dizendo não temermos nada? Como diria o poeta: Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira! E Bob já disse que Fugimos de todos menos de nós mesmos. A fim de me salvar desse tsunami de enganações e ilusões, olho sempre no espelho e me faço à pergunta mais importante que cada um deve fazer: “O que você mais quer na sua vida agora?” Somente eu posso responder isso, sem mentir, sem piscar, a chave para ser sincero verdadeiro com as pessoas é ser sincero e verdadeiro consigo mesmo. Refletindo, eu vi um ditado popular retrata exatamente essa inversão de valores: “Quem fala a verdade não merece castigo” infelizmente, essa é a maior mentira que existe! Todos somos penalizados, de uma maneira, ou de outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário