Eu que sempre fui traído pela ausência de ego, pudor e estima, resolvi compartilhar com quem quiser histórias, contos, visões e textos provenientes dessa velha fábrica de criatividade que sou. Arquiteto de situações, pela capacidade de criar, moldar e pavimentar os sonhos, faço dos meus textos o portal para esse meu mundo, onde as nossas sentimentalidades são as linhas que minha caligrafia desliza. Assim sou eu, sincero, claro e verdadeiro. Bem vindos! A minha alma e ao meu valente coração!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
O (Re) Nascimento
Enfim chegou a época do ano, onde nosso consumismo fica ainda mais latente, somos vítimas de uma mídia, que sempre nos induz ao desejo quase que desmedido. Nossas almas perdem valores que outrora eram necessários, irredutíveis.
Você vê as luzes, sente os cheiros, trocamos presentes, mas a motivação de fato, se perdeu... É uma data essencialmente familiar, onde os órfãos, os que moram longe e não podem estar junto dos seus sofrem, Natal é época de fortalecer laços familiares, de perdoar, de reiterar a gratidão, a aliança do homem com sua família, encontra no Natal, seu simbolismo mais fiel, mais puro.
O nascimento do maior homem que já andou entre nós, por muitas vezes é esquecido. Natal é nascimento. Faça nascer, ou renascer o Cristo dentro de você, ame, sem esperar, ao ser injustiçado tenha fé, procure por ao lado dos menos favorecidos, coloque-se no lugar do outro... Mas para tanto, é de suma importância que se autoanalise, mergulhe fundo em si mesmo, perdoe-se, arrependa-se, retirem de suas mãos as armas de todos os dias, seja nu, simplório, humilde, dispa-se de materialidades, mesquinharias, doe-se ao bem.
Precisamos parar de enxergar o Natal como o ponto final do Ano, e começarmos a vê-lo como ponto de partida, onde devemos renascer mudar o rumo de nossas vidas, aguçar a nossa espiritualidade, nossa crença, e sermos, enfim, Cristãos... Eximidos de hipocrisia, e tomados pelo Espírito Santo.
Desejar um Feliz Natal, não é desejar que Papai Noel descesse pela tua chaminé, mas desejar que Jesus nasça em teu coração, que tua família esteja ao teu lado, que beije seu irmão, que agarre-se aos teus pais, que estenda a mão a tua (teu) companheiro (a) e abrace fortemente teus filhos, para que eles desde já saibam que o Natal, é a semente da Paz de Cristo sendo germinada em nossas vidas, a todos, sem exceção, desejo, tudo o que o Natal proporciona Desejo além das luzes, dos presentes, desejo que sintam essa experiência! Feliz (Re)Nascimento a todos, Feliz Natal!
sábado, 3 de dezembro de 2011
Tecendo a colcha de retalhos
E creio que cada um tem suas histórias, nem melhores nem piores, apenas suas, muitos se vangloriam de algumas, outros se envergonham de algumas, muitos enfatizam isso ou aquilo, outros se emocionam ao lembrarem... Mas o fato é que nascemos para fazermos história. Todos carregam, por baixo de um rosto maquiado ou sujo marcas de vida, que se não se igualam em dramaticidade, ou felicidade, se igualam em importância, aprendizado, agregam caráter, conduta.
Tecemos ao longo da vida nossa “colcha de retalhos”, momentos bons que sempre que sobra um tempinho, colocamos esse “videoclipe” pra rodar em nossa mente, nossos corações e sorrimos, é instantâneo...E faz um bem infinito, é revigorante e de suma importância para cada um lembrar-se exatamente de onde veio, por onde passou para chegar aqui, e as pessoas que vieram ao seu lado em todo este processo. É bem verdade, que algumas tramas dessa tecelagem se fecham, ficam turvas, mas é comum a todos, isolar a parte em que choramos, e lembrarmos somente dos beijos, dos pulos, dos sorrisos, das traquinagens, das viagens, das parcerias, das músicas, dos abraços, das conquistas...
Quando me imagino daqui a 35 anos, me imagino assim: Sorrindo; Porque eu quero ter muitas histórias para me lembrar, não que eu saia por aí à procura, não é necessário, as coisas acontecem, este tear tece sozinho, o nome disso é vida. Existem sempre mil motivos para chorarmos, mas prefiro me apegar às poucas centenas de momentos bons, aos que tem centenas no meu caso são dezenas.Lembro-me de cada detalhe, cheiros, gostosos, até roupas das pessoas, e sorrisos... Sempre vem à tona quando estou triste, me seguro a essa colcha como uma corda no precipício... E volto à batalha muito mais forte!
Aconselho que fiquem por um segundo que seja de olhos fechados, deixando esse filme passar, dizem até que no momento da nossa morte é assim, podem levar segundos, mas o filme passa...Então que nosso filme tenha um final feliz! Não esconda suas marcas, orgulhem-se delas, elas te fazem humano, pois quem é humano sangra, sofre, padece... Confeccionem também essa colcha, não vão se decepcionar, ao final, verão que foi o trabalho da sua vida, e que o melhor beneficiado será você mesmo, encontre propósito à sua existência, identifique-se se defina com apenas uma palavra, qual sua missão? Se descobrir é uma das tarefas mais árduas da nossa existência, não é fácil reconhecer seus defeitos, assumir a postura errada que tivemos em determinadas situações...Assumir os próprios erros é mais nobre do que gritar aos quatro ventos que não os comete! Afinal de hipócritas o mundo está repleto, seja autentico, não perca a audácia, mas não se atire demais, não seja duro demais consigo mesmo, mas seja sincero pelo menos com você, se faça perguntas e encontre as respostas, costure sua vida. Ao final de tudo, perceberá que faltaram alguns retalhos, a mim pelo menos faltam... Que há fios soltos, e que cortá-los é uma questão muito mais de hombridade do que de coragem, e que certamente, o que descobrirá sobre si mesmo te mudará bastante.
Todos temos potenciais e necessidade de tecer essa trama, caba a cada um ter a sensibilidade de quando começar a fazê-lo, mas de fato o que importa é o que esse processo fará a você. Seja leve, use as linhas da lembrança, da sinceridade para consigo mesmo e feche os pontos com VERDADE, terá uma bela colcha, que lhe aquecerá quando sua alma carecer de calor.Eu ando tecendo a minha... Experimente também!
sábado, 26 de novembro de 2011
A arte de dizimar o impossível
Ao contrário do que as regras impressas e as leis que são impostas pelos supostamente mais fortes, não há impossibilidade, podemos sim fazer o que quisermos, é uma questão de manter a coerência, e assumir a responsabilidade das consequências.
Esse papo de que o sol é pra poucos é uma mentira! De quando em quando temos notícias de uma vitória do improvável, do que seria rotulado como descartado, e não é por acidente! A vida proporciona chances aleatórias, basta estar firme no propósito e ter personalidade de agarrá-las! Não se deixe levar pelo “conto”: _ Não posso lutar contra isso... É muito maior que eu, muito mais forte. SEMPRE PODEMOS LUTAR! Não é autoajuda não, é real... Podemos sempre lutar, não importa o resultado, lute! Não se intimide! Imponha-se! Surpreenda teu adversário com o que tens de melhor! Não se renda sem lutar! Aí você me diz, não tenho forças... Não tenho armas! TODOS TEMOS ARMAS! Estão dentro de cada um de nós, seja a capacidade de perdoar, a capacidade de amar, a capacidade de ajudar às pessoas, a sinceridade, a honra, o caráter, a fé, o coração... Todos temos algo em que somos melhores, porém insistimos em crer que há muitos como nós. Não há. Você, eu... nossa imparidade é divina!
Não importa em que buraco se esteja, em qual batalha você entrou, sempre, sempre tem como sair, depende só de você mesmo, às vezes, o problema é você mesmo! Você se pinta como incapaz, incrédulo na tua capacidade de superação, fica inerte, e não enxerga os sinais... Parece ironia essas palavras virem de alguém que não admite sequer usar a palavra estima para defini-lo, que dirá acompanhada de alta...Mas eu luto com o que tenho, faço de mim meu próprio escudo, e da minha resistência minha espada, venço pelo cansaço, pois sou um dos melhores em resistir à porrada, uma hora, a vida se cansa de me bater... Porque sempre me levanto, e digo: Foda-se, vamos lá... E recomeço... Doer? Dói, sem dúvida... Mas o propósito tem que ser maior...
Encontrem seu objetivo, todos estamos sempre querendo algo, somos assim, infinitamente insatisfeitos, é da natureza humana querer sempre mais, trace seu objetivo e mantenha o foco nele sem cessar, se cair... Se levante, se perder recomece se apanhar... Mostre a sua força, em algum momento mudará o cenário, se o teu histórico de vitórias inexiste, melhor ainda, o meu é escasso também, histórias são reescritas todos os dias, e com certeza, alguém escreveu as mais antigas também, mudando as anteriores, escrevam a sua história!Quem não faz falta, não vai na bola.
Esse papo de que o sol é pra poucos é uma mentira! De quando em quando temos notícias de uma vitória do improvável, do que seria rotulado como descartado, e não é por acidente! A vida proporciona chances aleatórias, basta estar firme no propósito e ter personalidade de agarrá-las! Não se deixe levar pelo “conto”: _ Não posso lutar contra isso... É muito maior que eu, muito mais forte. SEMPRE PODEMOS LUTAR! Não é autoajuda não, é real... Podemos sempre lutar, não importa o resultado, lute! Não se intimide! Imponha-se! Surpreenda teu adversário com o que tens de melhor! Não se renda sem lutar! Aí você me diz, não tenho forças... Não tenho armas! TODOS TEMOS ARMAS! Estão dentro de cada um de nós, seja a capacidade de perdoar, a capacidade de amar, a capacidade de ajudar às pessoas, a sinceridade, a honra, o caráter, a fé, o coração... Todos temos algo em que somos melhores, porém insistimos em crer que há muitos como nós. Não há. Você, eu... nossa imparidade é divina!
Não importa em que buraco se esteja, em qual batalha você entrou, sempre, sempre tem como sair, depende só de você mesmo, às vezes, o problema é você mesmo! Você se pinta como incapaz, incrédulo na tua capacidade de superação, fica inerte, e não enxerga os sinais... Parece ironia essas palavras virem de alguém que não admite sequer usar a palavra estima para defini-lo, que dirá acompanhada de alta...Mas eu luto com o que tenho, faço de mim meu próprio escudo, e da minha resistência minha espada, venço pelo cansaço, pois sou um dos melhores em resistir à porrada, uma hora, a vida se cansa de me bater... Porque sempre me levanto, e digo: Foda-se, vamos lá... E recomeço... Doer? Dói, sem dúvida... Mas o propósito tem que ser maior...
Encontrem seu objetivo, todos estamos sempre querendo algo, somos assim, infinitamente insatisfeitos, é da natureza humana querer sempre mais, trace seu objetivo e mantenha o foco nele sem cessar, se cair... Se levante, se perder recomece se apanhar... Mostre a sua força, em algum momento mudará o cenário, se o teu histórico de vitórias inexiste, melhor ainda, o meu é escasso também, histórias são reescritas todos os dias, e com certeza, alguém escreveu as mais antigas também, mudando as anteriores, escrevam a sua história!Quem não faz falta, não vai na bola.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
A Bolha
Dissertando mais uma vez sobre atitudes e tendências comportamentais... Certo dia, eu me flagrei tocando novamente nesse tópico, com uma amiga minha... Nunca quis ser psicólogo ou coisa assim... Mas tenho uma tendência forte a ser analítico quanto ao assunto.
Pessoas que se contraem ao menor sinal de perigo, são extremamente cuidadosas com suas capacidades de se decepcionarem... Então desenvolvemos um universo paralelo, uma bolha... Aonde tudo o que se pensa, faz e julga, se torna imune ao mundo lá fora...Ledo engano, nada passa despercebido da voracidade óptica do mundo, pessoas cantam, ou simplesmente mechem os lábios, socam o vento, discutem consigo mesmas, chutam latas, e refletem sobre a complexidade da própria existência acreditando que são únicos nisso, que ninguém os vê, ninguém os atinge...Pode parecer ainda mais estapafúrdio, mas isso é mais comum do que eu imaginava...
Acho que com várias pessoas a vontade de simplesmente desaparecer, veio à tona por algumas vezes, a fuga nunca é a decisão mais acertada a ser tomada numa adversidade, porém é magnético e tentador, tomar o primeiro ônibus e sair sem rumo... Algumas pessoas fixam o olhar nos pássaros, invejando a capacidade deles de ir para onde querem, quando querem...Simplesmente voar, sem limites, sem fronteiras. E há ainda, aqueles que sonham acordados. Sonhar acordado parece erro de concordância, mas na verdade flui... E como flui... Sejamos sinceros , quando se deseja algo tão fortemente, é natural que você visualize acontecimentos, fantasie oportunidades, e ali vão numa estrada quase sem fim, realizando passo a passo seus sonhos - aqueles que você fica extremamente PUTO porque acorda e percebe que são somente sonhos, até o choque de realidade da rotina te derrubar, você consegue reunir pessoas, viver amores, visitar lugares, voltar no tempo...Ser feliz.
Pobres de nós mortais, afogados na nossa soberba, não admitimos que no fundo, temos similaridades, ainda que instintivamente... Pode ser defensivo, mas todos nos refugiamos ou nos anestesiamos em momentos que julgamos ser só nossos, para ganhar fôlego. Com certeza, a falta de tempo é a maior doença do século... E com isso, fatalmente, a agulha que irá estourar nossas bolhas, nos fazer acordar. Infelizmente até a nossa “anestesia” nos é furtada, e o que será de nós sem esse tempinho para viajar? Sem poder vez, ou outra, sair de dentro do furacão de nossas vidas e de cima, procurar a solução, a resposta.
De certo mesmo é que enquanto isso se faz palpável, aproveitemos, sorrimos sempre que somos flagrados interrompidos por perguntas do tipo: ”Tá pensando em que hein? Na morte da Bezerra?” É... A bezerra é mais popular do que perfil Fake de rede social... Ou seja, você que “tira uma licença” vez em quando da vida real, Você não está sozinho! Somos todas vítimas de tsunamis sentimentais e cargas de responsabilidades cada vez maiores, e sem válvula de escape, pois amizades hoje estão cada vez mais virtuais, somos psicólogos de nós mesmos. Percamos a vergonha de nos refugiar, para adquirirmos a coragem de estourar, quem sabe, nós mesmos nossas bolhas...
domingo, 6 de novembro de 2011
#tribos
Os sociólogos de plantão, que me perdoem, todos aqueles que estudam, elaboram teses sobre o comportamento humano, justificando atos, sentimentos e outros passos que nós daremos... Mas creio piamente que marchamos insistentemente para um estágio quase robótico de intolerância, de total ausência de importancia para com o próximo, de algo muito mais brutal e em proporções mais extensas que a supremacia ariana, ou a escravatura... Em breve, não seremos tolerantes a mais nada.
Podem me rotular de radical, dramático, insano... Eu falo mesmo, na minha ótica, tudo está desmoronando, quando se trata de respeitar o próximo, respeitar limites. E não adianta buscarmos em nossas raízes, nossos traumas alguma explicação, pois não há... é viral, eles vêem a coisa toda acontecendo na TV e repetem, repetem....Tudo começa pelas autoridades, que não admitem que existem pessoas que moram em lugares humildes e são trabalhadores, para eles, todos somos bandidos...arruaceiros, marginais.
Puxado pela ação, vem a reação... Quebram-se orelhões, arrancam-se lixeiras, jogam lixo no chão... desacatam, desafiam ... Confrontam. Para se ter uma idéia, cresci com o conceito de respeitar sempre a um policial, o tratar sempre de senhor, e fazer exatamente o que ele mandar, sem discutir, sem questionar. Hoje, eu ouço os caras relatando que foram abordados... Em meio a gargalhadas, como se fosse uma vantagem ser abordado pela polícia... Ser revistado, ser suspeito. As pessoas já não fazem cerimônia, e apontam o dedo para as outras, sem medo ... Para julgar, insultar, deferir injúrias. Classificam umas as outras, definem quem está salvo, quem não está...Tudo sem critério, sem poder para fazê-lo.
Os "donos da razão" somos todos, não respeitamos opiniões, sequer levamos qualquer ítem em consideração. Os fatos falam por si , um pai que abraçou seu filho foi espancado junto com ele por serem confundidos com homosexuais... Onde está a coerência nisso? Aonde está a humanidade nisso? Vivemos tempos onde o absurdo é banal, vemos as pessoas claramente divididas em tribos, e criamos nossos "inimigos" ao escolher um lado. Aqueles- como eu, que não tem lado, se recusa a concordar com A, B ou C...Rrespeita a ótica de cada um, tem que viver como "fugitivo", se escondendo nas trincheiras entre uma acusação e outra, pessoas assim, são diariamente perseguidas, acusadas, rotuladas... pois se disceminarem o pensamento eclético, o mundo pode voltar a seer sensato.
Estamos acelerando a nossa auto-destruição intelectual e social, ninguém mais confia, ama ou doa nada...e pior, nem mesmo a si. Nós gastamos muito do nosso tempo questionando a Deus, o porque das coisas acontecerem, quando deveríamos canalizar esse tempo para agradecer, seja lá o que tenha acontecido, com certeza, iremos extrair algo positivo, a maior dádiva que temos é a capacidade de amar, e até isso estamos ignorando em prol de modismo disfarçado de atitude, de preconceito vestido de bondade.
Passou da hora de acordarmos, selar a paz entre as tribos, integrar sistemas... socializar eventos, somos capazes.Não tem nenhum culpado de nada senão nós mesmos, nossas mãos estão sujas, lavemo-nas! Antes que as manchas perdurem ...
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Terapeuta incorrigível, a icônica Música
Vivendo dias de crise existencial, choque de realidade ou coisas desse tipo no seu infinito mundo de porquês? Tenho certeza, de que nada te fez melhor companhia do que essa maravilhosa “curandeira” a música nos resgata de precipícios, nos “guincha” para o lado mais harmonioso da vida seja qual for a tua escuridão, ou por qualquer motivo, tenha entrado nela. Música não se ouve se sente, por isso é universal, quebra tabus, barreiras, une o que vive longe ... Disperta perdões, elimina paradigmas... torna a vida amarga, mais doce....
A capacidade que a música tem de nos transportar é tão grande... quase atemporal ... atravez dela, voltamos a lugares que estivemos, nos coloca em épocas distintas de nossa vida...nos lembra de momentos felizes, nos recorda de momentos que jamais queríamos lembrar... nos põe frente a frente, com quem já passou pela nossa vida, quem já fez história, quem já te marcou... querendo ou não, cada pessoa tem uma música, que quando vc ouve, lembra de você com ela, seja amizade, trabalho... amor, ficante... Sempre nos lembramos, de um momento ou outro que vivenciamos, com um sonzinho.... Ainda que baixinho, longíncuo.. De fundo.
Quem nunca se imaginou velhinho, escravo das lembranças, e sendo levado por essa mística companheira em cada momento bom, cada instante fica “eterno” quando temos ela para nos levar instantaneamente até ele.Cada um de nós tem sua própria “trilha sonora” seja quel for o som que você curte, sempre tem, os funkeiros, os pagodeiros, os roqueiros, forrozeiros, sertanejos, e quem curte axé, os sambistas... Sempre tem um samba enredo ... Um pagodinho... uma balada, um “pancadão”, um “modão” que te lembra uma festa, uma viagem, uma saída, um beijo, uma despedida... Te ajudam a colorir a vida. Não é a toa que a música é ilimitada, tem a prerrogativa de chegar e te tomar de assalto, como se explica a infidelidade musical? Voce se diz convicto ouvinte de sertanejo, e não admite outro som... mas chega numa festa que só rola eletrônico, gente bonita, curtindo muito, sem brigas, clima bom, bebida regada, vc se rende... e trai o estilo, mas nunca a bandeira, quem é convicto sempre será, mas o tempo faz com que todos sejam abrangentes, ecléticos, e saibam cultivar os benefícios da música, e só aí descobrem, que em cada hora, cada lugar tem seu tipo de música para se ouvir, como um livro, ela se encaixa perfeitamente no teu status, e vai com você, aonde for...Terapia das melhores!
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Código de Conduta
É, eu vi o filme rs... mas não tem muito haver com o que vou dissertar aqui, temos tornado a linha entre o que é certo e o que é errado, muito ténue... Os lados opostos vêm se aproximando há décadas... e agora, estão colados. Muito porque a sociedade distorceu a censura, apoiou as divisões sociais, apelidou-as de "tribos"... aceitou tudo de "bom grado" e coração na mão, sempre rola um falso moralismo, uma mente que se diz aberta é capaz de apontar o dedo,rotular, julgar.
Ficamos sem valores, e sem saber como proceder em determinadas situações, até banais mesmo, pois não sabemos mais o que pode ser considerado normal, o que pode chocar...Antes, dançar era algo bom, algo libertador, uma forma de estravazar, hoje, é provocação, simulação sexual... depende de quem vê... Antes palavrão era raro de se ouvir e logo se era repreendido... hoje, em cada dez palavras... nove são palavrões. Mas isso vai além do conceito temporal, vai no comportamental também, as pessoas tem se importado cada vez menos com as outras, em contra partida, estamos cada vez mais vítimas de pessoas que adoram controlar a vida alheia... Vivemos em cidades, onde nos trancamos em casa, de qualquer maneira,por vezes não deixamos nem a luz do sol entrar porque os "invasivos" se proliferaram, entram sem bater... olham deliberadamente... comentam, e destroem tudo o que "tocam" como um rolo compressor. Gente que se vê na função de medir a felicidade alheia e comparar com a própria... gente que te almeja com olhares, lhe esfaqueia pelas costas com comentários.
A felicidade, é algo raro e porcionado... para que alguém queira roubá-la de você, tome-a para si, esconda-a se necessário, tenho ojeriza de quem se deixa levar por esse tipo de controle, por esse tipo de intromissão... Acho que decisões devem ser tomadas pelos donos da situação em questão, não importa o que pensa o resto das pessoas, o que vão falar... eles sempre vão falar, se está magro, tem AIDS... se engorda ... tá obeso! Esse é o combustível da vida desses ratos.
Haja o que houver, o que é certo para você, é para você... o que você acha errado, pode não ser errado para outra pessoa...Não dá para mensurar, para medir, o melhor é tomar pelas rédeas sua vida, deixar a escuridão, a treva que ocupa o coração desses longe do seu... em suma "quebrar o botão de foda-se no modo - ON" E buscar sempre a imparidade que te torna livre!
A Lição de Ícaro
A cada postagem, demonstro claramente o que ainda tenho muito a aprender nessa vida, tal como cada um, a história de Ícaro, sempre me fascinou, e resolvi fazer uma cronica, mesclando a minha óptica, vivência e fatos ligados a essa história...De certa forma. Existem pessoas, que acredito serem em um número menor, que "voam baixo" no radar, não são notadas frequentemente...Sofrem do estigma de ter uma estima afectada e não povoam as listas dos mais populares e gananciosos.Cada uma dessas pessoas desenvolvem seu próprio mecanismo de reação, para viverem em paz com os demais e consigo mesmos.
A intensidade dos acontecimentos nas vidas delas, é quase nula... o que as torna "senhoras de suas ações", as fazem acreditar mesmo, que dominam todo e qualquer, movimento ...sentimento... está tudo bem como está, e só. Mesmo estes, tem sonhos... só que ao contrário da maioria, nem se atrevem em um dia realizarem, os tem como algo inatingível, inviável, quase impossível. Ícaro sonhava em voar, tocar as nuvens do céu...sentir o vento beijar o seu corpo, olhar a todos de cima, ao menos uma vez.Sua vida era de uma complexa tranquilidade, uma felicidade aparente... Que ninguém ousaria questionar, afinal, a todos transparecia que nada o faltava, mas ele ainda assim, sonhava em voar...então começou a tentar ... saltava contra o horizonte buscando alcançar ao menos 10% daquela sensação, seus saltos eram breves, previsíveis, sempre caía, as vezes se machucava... mas sempre retornava, para a previsibilidade da sua vida, sem reclamar, ou tomar qualquer decisão para que tudo mudasse...
O que mais impressionava, era que ele jamais acreditava, em seu coração que realmente voaria algum dia, era somente... uma ideia, uma moldura...em sua mente, foi quando Deus resolveu surpreendê-lo e fez com que Ícaro acordasse, com asas... Este, ainda incrédulo, não sabia se saltava contra o penhasco ou se arrancava as penas para atestar que era real...tudo aconteceu muito rápido, e finalmente a chance estava ali diante dos olhos dele, palpável, viável, real...então, mesmo tomado pelo medo de altura, mesmo com medo de cair, mesmo com medo de não ser real,ele se atirou... de cabeça - o que ele sabia fazer tão bem...Foi uma sensação maravilhosa, era ainda melhor do que ele imaginava, era límpido... era puro, era único aquele momento...Se o conceito de que a felicidade é porcionada momentos, aquele era um deles, sem dúvida... tocou a nuvem, que outrora era impossível, viu as pessoas de cima como nunca dantes houvera sequer sonhado realizar... quis ir mais longe, ir além, ignorou seus medos, suas quedas anteriores, suas experiências ruins, acreditou pela primeira vez, que podia ir aonde sempre quis, acreditou em si mesmo... sensação nova... gostosa, doce. Mas, na mesma velocidade que subiu ... ele caiu, mais uma vez, enquanto caia, novamente, não acreditava...que chegara tão perto, e se lamentou amargamente, começou a sabatinar-se de sentimentos, o predominante era a raiva de si mesmo, porque, não entrava na sua cabeça... como pode acreditar em si mesmo? Como pode se deixar levar pelo sonho? Como pode acreditar que seria diferente? Como ignorou os avisos impressos no coração de que o céu não era pra ele, que sempre caíra antes, que cairia de novo...e como diz o ditado...Quanto maior a altura, mais dura é a queda. E Ícaro foi ao chão. Triste, devastado, severamente perturbado pelos sentimentos mesclados que o atormentam sem parar...Confuso, inconformado, não aceitou de forma alguma que caíra numa armadilha que seu próprio desejo o armou... e de tão perturbado, nem a certeza de que tudo tinha acontecido de fato, ele tinha mais...se não foi fruto do "querer" agudo dele, então buscou a Deus mais uma vez, para tentar entender...
Ah...se os planos de Deus fossem "públicos"... Deus o ensinou duas lições,Ícaro enfrentou seus medos e acreditou em si pela primeira vez, talvez nem tenha sido isso o combustível para que chegasse tão longe, mas o ajudou a saltar, e sobretudo, Ícaro descobriu de uma vez por todas, sempre pode voar... sempre poderá, suas asas encontram-se dentro de si mesmo! Se realmente Ícaro saiu do chão aquele dia... é uma das dúvidas que para sempre o atormentarão, mas sabe que poderá sempre voltar aquele dia, tocar naquela nuvem, sentir o vento beijar seu corpo, basta se lembrar...está e estará sempre, dentro de si.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Feed Back
Somos insanos de acreditarmos que algo feito por nós não disseminará algum dia ....não retornará a para nos “assombrar”, nosso cotidiano é repleto de atitudes tomadas sem levar em consideração as PESSOAS a quem nos dirigimos.... Se nós pudéssemos nos colocar no lugar delas somente aqueles minutinhos, muito provavelmente, aceitaríamos melhor uma negativa, uma justificativa...
Aquele que bate contra o peito e se diz imune, é o primeiro a ser atingido...sobretudo se julgamos que somos experientes o bastante, que já vivenciamos tudo...que teremos antídoto para qualquer coisa, resposta pra tudo, jamais seremos surpreendidos,ledo engano da humanidade, nada é definitivo que não o suspiro final da alma... mesmo aquele que atinge a longevidade pode sim ser alvejado pelo destino, pelo acaso...sempre pode acontecer de novo... sempre pode retornar...e quando se está mais desprevenido, se toma aquele “soco” bem na boca do estômago do destino... aí...vc pode viver aquilo que julgava desleal, pode se ver envolvido no que antes você achava impróprio, e se tornar aquilo que antes você criticava...
Se há realmente um plano para cada um de nós, não zombemos dele... não somos auto-suficientes, apenas “formigas” administrando nosso livre arbítrio como se fossem capazes enfim de controlar os sentimentos, o tempo, as horas... Definitivamente humanidade, existem coisas que realmente raptam de nossas mãos os controle, furtam de nós a razão, e nos levam como uma maré, pra onde desejam... só nos resta a humildade de aceitar que isso sim é possível.
sábado, 17 de setembro de 2011
Sangue e Raiz
O que nos move realmente são os sentimentos, raramente somos conduzidos pela razão ou qualquer tipo de ação avessa ao sentimental...
Somos como um trem bala quando mexem com nossos sentimentos... Não paramos, sequer medimos palavras somente ligamos nossa metralhadora giratória e foda-se... Quando se vê, já extrapolamos limites e às vezes até ferimos quem nos cerca. O que mais se faz ausente, é o tempo... Este sim segue implacável por séculos e séculos e a cada ano parece encolher ainda mais. No meu caso, rola diariamente uma chuva meteórica de sentimentos. Vou da saudade ao racional, do sucesso ao fracasso, do amor ao ódio em frações de segundos. Mas o que mais me afeta mesmo é estar fora do meu habitat natural, das cordas do meu ringue... Isso se faz continuamente há 10 anos. Sou cobrado e lembrado disso a cada segundo, isso me induz instantaneamente a uma saudade voraz e, para a maioria, incompreendida do meu lugar, da minha cidade.
Para uma pessoa que tem personalidade, não se atrela a opinião pública, alheia ou superior... A pior forma de açoitamento é uma tentativa vã de furtar-lhe essa identidade, de forçá-lo a mudar... a se apresentar com novos hábitos, novas formas de viver, de pensar e até mesmo de falar.
Tenho vivido com isso, uma mescla tola de militarismo com autoritarismo patriarcal tentado ser digerida goela abaixo, a opressão tenta voltar sorrateiramente, na calada da noite. Mas não é isso o que me prende, o que me prende é o fato de não ser mais uma mente e um coração, o adeus a minha imparidade me trouxe alegria, felicidade acompanhadas de doses cavalares de responsabilidade. Hoje tenho meus filhos, e sei, de fato o que é AMOR VERDADEIRO, não posso mais simplesmente dizer foda-se e ir embora, tenho que tomar, como todo mundo, minha colher de sopa de sapo diária, sem maiores transtornos...
Porém a dor sempre me remete ao meu lugar... É como uma fuga, lá no fundo do meu córtex, me visualizo andando e fazendo tudo o que fazia na minha cidade... A brisa, o calor humano e climático... Tudo é claro que quem vive no lugar que nasceu entende do que falo, mas para quem é embasado em noticiários de TV isso soa como uma utopia absurda e infundada de uma mente que não se desprendeu. Tolice! Eu sei do que falo e do que sinto, quando vejo o Maracanã... Nossa torcida, arrepio, lágrimas, e mesmo sem ser tão chegado ao pagode e ao samba... Quando ouço, me faz sorrir, me sinto em casa, tá no sangue e até o mal acabado e mal fadado funk me remete aos meus colegas e amigos de lá...como negar o que sou em prol de uma ou duas questões que não são pareis ao meu sentimento?
Queria morrer sendo um só, uma personalidade, mesmo que fosse minha ruína, não gostaria de perder a única coisa que é minha de fato. Quero ser o eterno moleque que sempre fui brincalhão/sorridente, expansivo/safado seja lá como me rotulam, é meu jeito carioca de ser, mas estou sendo travado de viver assim. E eu estou adoecendo minha alma assim. Não sei se é um desabafo ou um pedido de socorro, mas com certeza peço aos meus amigos, aqueles que amo e que me amam, rogo a vocês, jamais vendam ou negociem sua personalidade, ela é sua e de mais ninguém. Sejam vocês mesmos, protejam seu sangue, sua raiz a qualquer custo. PAZ !!!
sábado, 10 de setembro de 2011
Errar é humano...mas para todos!
É impressionante a capacidade que nós, seres humanos temos de julgar ao próximo... basta um deslize, e encontramos dezenas, e talvez centenas ( em proporções de redes sociais ) de pessoas para desaprovarem completamente o que fizemos, o curioso é que quando o mesmo acontece com qualquer um deles, disparam uma frase clichê pra tentar se safar do julgamento eminente....em vão.
Pior ainda são os que se apoiam no perdão, sendo que jamais perdoam coisa alguma, é somente da boca pra fora, o coração dos homens tem passado por um processo de desertificação de valores vergonhoso...aonde o simples ruído é insuportável e os passos são desencontrados para caminhos nem sempre bons... Temos que arcar com a responsabilidade de administrar bem o nosso livre arbítrio, quem sabe se parássemos de julgar as pessoas, teríamos mais tempo e paciência, para uma auto-análise e identificação de problemas que nos afligem?é uma questão de logística social, o homem é uma ilha, cercada de imperfeições por todos os lados, é o que nos transforma, nos diferencia, é a personificação da palavra humanidade...
De fato, gostaríamos que tudo fosse diferente, que as pessoas más tivessem crachá, que as desilusões amorosas fossem previamente perceptíveis, que as pessoas comprometidas jamais olhassem para qualquer lado sequer, mas não é assim, o caminho não é reto... é sinuoso... e cheio de "ferramentas" que aguçam nossa capacidade de improvisar...discernir, e ainda assim, seguir em frente.
Portanto, se não somos capazes de perdoar, não julguemos, todos cometemos erros, uns mais outros menos, uns graves outros irrisórios, mas são erros, e como tal são passíveis de punição, então ..." não mete essa" de que eu posso e você não pode, porque não cola, somos todos capazes ... a pesar em qualquer que seja o lado da balança....bem, ou mal... somos humanos...
domingo, 4 de setembro de 2011
Ctrl + c / Ctrl + v
Uma das qualidades mais admiráveis numa pessoa é a capacidade de ter suas próprias convicções, sua própria ideologia, mas ao contrário do que se espera, esses parâmetros vão além de simplesmente acreditar... temos que brigar e defender isso com unhas e dentes, e quando digo brigar pela tua ideologia, não é ser teimoso, é simplesmente defender o que acredita até que se prove o contrário, que teu prisma está equivocado.
Infelizmente, pessoas assim estão cada vez mais raras, e devido a escassez de tempo até, fica muito mais cômodo, copiar o que a maioria curte, sem se quer ter o trabalho de analisar pelo teu ponto de vista, formar a sua opinião.
Não que seja rotulada como fraqueza, porém a falta de personalidade muitas das vezes, é fato preponderante para que caiamos num extensa fila de indecisões cotidianas, ondas que nos levam ... sem que saibamos para aonde, com quem e porque. Esqueçam as ondas, e mesmo que demore alguns segundos, mesmo que seja similar as opiniões demais, construa a sua... por uma questão de imposição, de presença intelectual, de crença, de amadurecimento, nem que seja pra contestar algo que a maioria julga incontestável..._ "Ah A Gisele não é bonita assim também não..." fale, não somente pense... o medo de se expressar vê na ausência de personalidade o alimento necessário para se instalar definitivamente no teu perfil, exorcize-os!
vivemos em uma sociedade tendenciosamente curvada a análise de perfis, sejam eles sociais, intelectuais, virtuais, não seja a rede, seja você, único, exclusivo, intenso, sem medo de estar errado ou certo, imponha-se... torne-se interessante, até mesmo pra si mesmo, vai sentir orgulho de ser quem é... eu garanto...
Guerra dos Egos
Tenho notado, e creio que não somente eu, que nós homens temos respondido à mudança de postura feminina, com eficácia e readaptação, as mulheres de fato são o sinônimo de vaidade há décadas, homem sempre foi largadão... meio sujão mesmo, não estávamos muito ai com nada, mas agora, com quase 70% do mundo exalando progesterona, a concorrencia pelos poucos homens é forte e ferrenha, porém não é por isso que elas deixaram de ser criteriosas... ainda eliminam facilmente os desleixados.
O que aconteceu foi uma súbita corrida por academias, um reajuste nas mangas das camisas, curtinhas pra mostrar o bração... depois mais coladas, depois vieram cremes faciais, capilares, aumento de consumo de perfumes, e por último a rendição... sombrançelhas! Além dos outros ítens já corriqueiros como tatoo de carpa no braço, penteado "a la " Moicano ou Restart, tudo pra impressionar a mulherada! Será? Eu fico ali atrás da minha trincheira, quietinho mesmo, isso passa por mim também, óbvio... afinal ser vaidoso sem ser chamado de fresco é uma vitória, rs... Porém o que me mete medo mesmo é o fantasma crescente do Ego, tenho pra mim que o Ego é uma arma branca, uma linha Ténue entre ser agradável ou insuportável - por "se achar demais" ... Ninguém pode afirmar sozinho que é bonito, mas que se acha feio sim, é como uma sentença, você veste a carapaça e acabou, difícilmente alguém te convence do contrário, seus pés estão cravados demais no chão pra isso; de mais a mais perigoso mesmo é transpassar o conceito de estar e se sentir bem, no que diz respeito ao objectivo. De certo todos ouvimos o ditado que mulheres não se produzem para homens e sim, para matar de inveja outras mulheres, no dia em que isso acontecer entre os homens, pode ter certeza, será trágico, será quase um bulling ... praias desertas, nas baladas só os saradões, medo de tirar camisa... febre.
Tudo sempre depende do prisma de observação, haverão aqueles que levantarão sempre a bandeira de que fazem o que fazem pela saúde, por se sentirem bem, outros, que dirão que são bonitos mesmo, é a natureza, fazer o que? O meu é : Curto o benefício da onda, que mesmo sendo coroa, e feio ... nunca achei justo a lei que se você é feio não tem direito de ser selectivo, ou vaidoso... to achando bom ser vaidoso, quanto a selectivo, bem já passei dessa fase, mas devido a minha experiencia se tivesse de ser selectivo novamente, olharia muito mais o recheio do que a cobertura. Mas espero que ainda hajam pessoas que mantenham-se como eu, com os pés bem no chão, cientes do que são, para que o Ego não coloque de vez a raça masculina em extinção. Porque, como diz meu pai, homem que se acha bonito demais, para achar outro homem bonito demais... é um pulo...
sábado, 13 de agosto de 2011
Aonde os sentimentos se refugiaram?
Ao longo dos anos, vimos a humanidade regredir sistematicamente ao estágio animal irracional, ligamos a TV e pais matam filhos, abandonam em carros trancados, bebês a beira de rios, lixão... crianças de 11 anos se espancando nas escolas, é tanta atrocidade que, estamos prestes a perder a identidade, não somos mais a HUMANIDADE... Hoje em dia, as pessoas investem no conforto interno... tentam construir fortalezas dentro de casa, para que precisem sair cada vez menos, por medo... Até quando se está ao volante você é ameaçado de morte... e o pior, que hoje em dia é mesmo pra se levar a sério qualquer tipo de ameaça...
Outro dia, questionei uns colegas meus : " Pô, tudo bem que os caras são bandidos, são do mal e tal mas matar pessoas...as vezes a troco de nada, arrancam membros, tripas...coisa de carniceiro mesmo, não tem lógica, isso não é humano... não é possível que exista ali um coração... que faça aquilo ali como um profissional de necrópsia- com a maior naturalidade do mundo..." Senhoras e senhores, religiosos provavelmente dizem ser o fim do mundo, eu vos digo, estamos abusando demais do livre arbítrio que nos foi concedido... Não que eu não acredite no Diabo, eu acredito. Mas ele nem está precisando se mexer... a temporada tá boa pra ele ceifar almas...Aonde está o coração das pessoas? Aonde está a compreensão, a paciência, a tolerância, a gentileza... Pra onde foram? Aonde se escondem?
Afogamos nossos sentimentos em decepções...políticas, sociais, amorosas.... a violência tem ocupado esse espaço de forma muito eficiente...a agressão física, moral e psicológica...parecem uma espécie de vírus transmissível pela inalação...vez ou outra uma "bolha" de serenidade submerge... e as flores tornam a nascer nas encostas das montanhas... mas logo vem a ferramenta que aniquila a sobrevivencia da coerência: a decepção,e o período sem luz perdura novamente, e cada vez que volta parece ficar mais tempo....
Ao contrário do que dizem, isso tem sim volta...as pessoas de bem ainda são maioria ( não é comercial da Coca não ) é verdade, se essa percentagem de pessoas não se renderem facilmente as decepções, podem sim, evitar que TODOS sejam violentos...e que não exista mais amor na terra. Os sentimentos não morrem, só são sobrepostos pela negatividade, voltando a existir "oxigénio" tudo ressuscitará. Lutemos todos....Pois o tempo é implacavelmente tirano e o mal tá ganhando, de goleada...
Indigentes culturais
Posso afirmar sem sombra de dúvida que cada um de nós que se recusa a ler um livro, por preguiça... que se nega a ir ao Teatro por achar besteira... arranca de um integrante da "clerosociopredominante" realeza um suspiro de alívio... e prolonga o status de elite em que eles ACHAM que se encontram....Vivenciando na carne essa relação de quem tem com quem não tem, sei do que falo, as pessoas se tornam extremamente hipócritas e arrogantes ao alcançarem qualquer meio centímetro de status. Como se vivessem em um fictício primeiro mundo tropical, se acham com poder de julgar, e culpar as pessoas até mesmo por esbarrarem nelas, tem verdadeiras crises de pavor quando vão a um lugar que julgam "límpido" e se deparam com um pobre...
Já eu vejo essa ladeira social de forma muito simples...Nem nós e nem ELES temos de ser hipócritas e transbordarmos a falsidade quando nos encontramos... Pro caralho com a "nobre" causa social que dizem ter, com raríssimas exceções, todo o bem feito ali é com intuito de abatimento do IRPF de cada um deles, na maioria das vezes, as atitudes se completam, pois gente simples que trabalha pra se sustentar acaba se deixando levar pela crítica e abandonam empregos, bares, restaurantes, cinemas... Jamais façamos isso... Não sejamos os gênios da lâmpada dessa burguesia, concedendo a eles os três desejos deles : Pobre me sirva, pobre limpe e pobre suma! Aos sábios e estudiosos de plantão, deixo claro, que o preconceito, tal como outros sentimentos, é uma via de "mão dupla".
Portanto, deixo uma recomendação - não, acho que tem que ser mais profundo... - Imploro, jamais se renda povo brasileiro, voces tem direito de ir, vir, andar e respirar... frequentar cinema, bares, restaurantes, teatros e bibliotecas porque são os verdadeiros mantenedores desse país, leiam ... absorvam cultura até pelos poros se for preciso, pois somente assim vamos parar de combater fogo com fogo, e aí quem será o "favelado" o "pobre", "o barraqueiro"? Aqueles que terão de limpar suas próprias privadas...
domingo, 7 de agosto de 2011
Desmascare-se!
Vivemos sempre nos enganando, seja de uma forma ou de outra... direta ou indirectamente...consciente ou inconscientemente, as vezes até por pré conceitos introduzidos no nosso carácter há tempos por nossos educadores, mentores...fingimos acreditar em coisas, que sabemos que não são verdade, temos que balançar a cabeça para alguns fatos, que desaprovamos completamente...alimentando paradigmas...
Quebremos então a lei da mordaça que nos intimida a sermos nós mesmos, e sussurremos de mansinho : "_ tenho que ser sincero comigo mesmo!" Sim, tem... se não consegue praticar a sinceridade com o outro, seja consigo mesmo pelo menos...Existem momentos, pontos na vida em que você tem que se decidir, se mantém a postura socialmente correta ou se questiona, não importando a mínima sobre a blasfémia que isso vai parecer, socialmente falando. Temos que aprender a questionar, pois se erramos... as pessoas que anos lá atrás... fizeram leis e regras também eram humanas, e por tanto passíveis de erros...O que nos estraga é acreditarmos que o ápice da bondade contida em nossos corações abrange a omissão da palavra "Não" ... Verdade seja dita, temos ojeriza de dizer não... não quero, não posso...
Uma das lições de minha vida veio a pouco...questão de dias...eu conheço as pessoas que amo, as pessoas que me cercam... sei da capacidade delas de amar, de solidariedade, de compreensão... mas também sei da capacidade de mentir, não saber perdoar, e de deixar claro... suas necessidades e desejos... E ainda assim, mesmo com minha mente me relatando cada ficha, meu coração ainda me fez acreditar que houve sim, uma mudança de postura... de pensamento... E o fim da história é sempre o mesmo... a gente sai murmurando ... "Como eu fui idiota em acreditar..." mas não é questão de burrice, é de sinceridade...parece frio eu sei, mas temos que ser sinceros, as vezes, abafar o que grita o coração e, simplesmente enxergar... que nada muda tão bruscamente, quanto se pinta, e que, acreditar nessa mudança, é suicídio intelectual.
Portanto, é comum das pessoas, se fazerem de transparentes e compreensivas, mas a medida que vêem que as coisas não fluem como o esperado... chorarem pelo castelo de areia que montaram...Jamais moldemos sonhos embasados nos sentimentos, desprendam-se... libertem-se ... mesmo que vá doer - e vai muito...Semearemos nós mesmos nosso destino e se tiver que acontecer, Deus proverá... Quanto ao coração....como disse antes, temos de aprender a dizer não... até para ele.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Afinal, sonhos se realizam?
Todas as noites dormimos, entramos em transe, e por horas saímos da nossa "órbita" para nos aventurarmos em situações nunca antes vividas, estar em lugares mirabolantes, e, muitas vezes em companhia de pessoas que nunca vimos... Mas ao amanhecer, ou ao despertar, como num estalar de dedos, tudo se dissolve, some... desintegra...É comum as pessoas associarem a palavra sonho, aos desejos mais inalcançáveis, ou mais íntimos...Mas sejamos realistas ... isso existe msm?
A complexidade dessa trama se desfaz a partir do momento que somos realistas e dizemos que sonhos, nada mais são do que sonhos... pura e simplesmente o significado da palavra... não existem, são ilusões do nosso subconsciente, eu nunca conheci alguém que "realizou um sonho" sempre satisfazemos nossos desejos, atingimos metas... mas sonhos? Esses ficam lá.... até pq se coincidente mente realizarmos algo que seu desejo reflectiu num sonho, outros virão.... pois sempre anoitecerá e sempre adormeceremos...
A verdade é que sempre fantasiamos uma plenitude de branco, uma imensidão de bondade que invadirá nossa vida e jamais nos deixará, só que se fosse tudo assim... ou a vida seria um comercial de sabão em pó, ou não seríamos humanos, pois humanos cheiram a imperfeição... se nada lhe faltasse, o que venderiam as lojas? Se fossemos todos bonzinhos e educados, o que noticiariam os jornais? Se fossemos todos fiéis, não haveriam telhados de vidro...
Concentremo-nos apenas naquilo que queremos, que perseguimos com imensa vontade, perseverança, e com muito trabalho e dedicação, seremos premiados no mínimo com conhecimento, algo que é indispensável na vida de qualquer pessoa... e ao anoitecer, como diz o ditado... sonhe, com os anjos apenas...
domingo, 26 de junho de 2011
A Troco d q ???
Ficamos vendo essas historinhas de extradição... quem fez isso, quem paga pelo aquilo... e fico sem entender, a troco de que o Brasil, que vinha assumindo até uma posição menos omissa e mais respeitosa perante as nações... resolve acoitar foragido de outra nacionalidade aqui, voltando a transparecer a imagem de eterna terra da impunidade para todos os mal-feitores do mundo.
Fora a tremenda saia justa, nossos governantes ainda tem capacidade de dar um passo enorme pra trás nas relações diplomáticas com um dos países mais familiarizados conosco, por sangue e influencias por causa de mais um milionário procurado no seu país de origem acusado de crimes inomináveis...
A pergunta é aonde quer chegar com tamanha insensatez... o que realmente há em jogo que custe a revolta dos italianos....e talvez uma situação incontornável...Será mesmo que a bússola da justiça brasileira está tão louca assim ou há sim, algo de mais valia nisso tudo...
O fato é que esse xeque-mate pela culatra mexe e muito na nossa imagem como nação soberana,( que nunca foi lá essas coisas...)e é como se colocassem um anúncio nos classificados mundial : Aceita-se contraventores de qualquer parte do mundo gratuitamente, instalações confortáveis, praias ensolaradas e mulheres lindas para seu lazer, impunidade garantida mas seu dinheiro de volta...
sexta-feira, 3 de junho de 2011
O caçador de rosas amarelas
Quase que como uma continuação da outra postagem esse texto, fala de amizade, da nossa constante busca por pessoas confiáveis e que estariam do seu lado para qualquer parada.Já se perguntaram quantos amigos de verdade tem? Não falo daqueles, que saem com a gente pra zoar, aqueles que brincamos no colégio aqueles das festinhas da faculdade, aqueles da banda, aqueles que estão com a gente jogando bola... Não, falo daqueles que a gente liga a qualquer hora e larga tudo pra te ouvir... pra te confortar... pra te apoiar.
Muita gente considera uma causa perdida a procura por amizades sólidas, reais, porque simplesmente as pessoas são más e ponto final, isso não é verdade. Posso ter 10 amigos no meu coração e 1000 na rede social... mas esses dez... realmente são meus amigos, estão comigo, fecham comigo em qualquer situação. E não se trata de estar presente somente... se trata de conhecer você como um todo, saber o que você pensa, qual o seu carácter... o que é louco pra fazer, o que jamais faria...É repreendê-lo quando você comete as suas "loucuras" é te encher de razão quando você tem pouca... é bombear sua estima para que pelo menos ela exista, é falar o que você precisa ouvir ao invés do que você quer ouvir...
Amigos não são mais facilmente "fabricáveis" ... não é tão simples ser amigo de alguém, é quase uma simbiose, é um plugin de si mesmo... seria muito cômodo, pegar tudo o que é politicamente correto e colocar num manual, e assim que um amigo estiver precisando de conselhos... você pega-o e lhe conduz sempre ao "bom caminho"... hehehe não! Amigos são aqueles que sabem a alternativa que lhe cabe, que se encaixa no teu perfil, na tua ideologia... Amigos, marcam na nossa vida e não saem com o tempo... são raros e de uma importância singular na vida ... afinal o que levamos dela senão o amor que plantamos?
Por isso, independente de qualquer coisa, preservo, luto, crio unhas para manter o amor dos meus amigos por mim, pois de quem eu precisei, nunca me negou o ombro. Obrigado! E prosseguiremos à caça das rosas....
( ... Esse texto foi dedicado a Alexsandra, André, Bia ,Bruno, Fávia, Gláuber, Leandro, Marcelle, Mel e sobretudo a vc Michele... )
O precipício entre o "querer" e o "poder"
Já ouvi muitas coisas a respeito da mente humana, da capacidade de construir e da tendência mórbida de destruir, mas o nada é mais excitante do que o joguinho que todos jogamos entre o querer e o poder...Tudo provém da nossa capacidade nata de sonhar e fantasiar as coisas... O querer é a fantasia, o desejo, almejar sempre o melhor, o inalcansável, o que nos tornaria imbatíveis, imortais... o poder é o choque de realidade, é sentir na pele o que realmente dá para ser feito, com o que se tem, ame o que é seu, sobretudo... para almejar as coisas acima das tuas possibilidades...
Certa vez , alguém me disse, que queria ser perfeito, ora, se fôssemos perfeitos o que restaria de humano? Ser humano é ser imperfeito, Deus nos fez assim para termos capacidade de nos virarmos... O que podemos ser é o que realmente importa, podemos mudar atitudes, mudar conceitos, mudar posturas, mudar ideias, e mudar opiniões...no entanto, é mantendo-se fiel a ti mesmo que se esconde a tua riqueza.
Eu vos digo, que já quis muito muita coisa, e que experimento pela primeira vez a desertificação de não ter o que querer... é triste, vazio...Mas o que posso ser é como um sol, que certamente nascerá amanhã, é esperança... algo que ainda que não a vemos, ou não acreditamos de alma nela, ela está lá...esperando para ser digerida por nossos corações...
Assim sendo, diagnostico que o precipício entre o querer e o poder oscila, entre gigantesco e palpável de acordo com a noção exacta que temos do que é ou não possível, e do que é ou não delírio...Concentremo-nos no que podemos fazer, mas jamais esqueçamos do que realmente queremos...
sábado, 14 de maio de 2011
A cor da amizade...
Contrariando a máxima lei machista que reza :"_ Amigo de mulher é cabeleireiro " acho sim, possível que existam maneiras de existir uma amizade leal entre as partes, eu devo ter uma dúzia de amigos do peito entre eles apenas uns quatro são homens.
Ambos tem características que se completam até nessa hora....quando se precisa de compreensão, cumplicidade...temos a sensibilidade da mulher, e em troca... aqueles que sabem ouvir uma mulher...tem um valor inestimável para elas... até pq, mulheres não são leais entre si, nós, por sermos muito largadões e desconfiados... temos esse lance de não se aprofundar muito na vida um do outro... no máximo uma frase incentivadora : "TÂMO JUNTO! É NÓIS!" já elas necessitam de descarregar acontecimentos, e colecionam decepções com amizades pq umas tiram proveito das informações que as "amigas" passam no momento de desabafo, e efetuam aquela trairagem costumeira...
Mas para que essa amizade de solidifique, é preciso uma série de coisas que não podem deixar de se levar em consideração...Ao nos declararmos amigos, abrem-se uma infinidade de portas, que existem até então somente pra vc, e deixa-se a pessoa conhecer-te profundamente, expõe-se seus defeitos e suas virtudes saltam aos olhos nítidas... Daí vem a segunda parte jamais podem se esquecer e subestimar o óbvio : são homem e mulher, e não importa o que venha e o que passe pela cabeça, isso é um fato, é a natureza... O que se dissemina a partir daí é uma incógnita, porque sentimentos, em sua grande maioria, são incontroláveis e não são muito sintomáticos...amores que provem de amizades, nascem fortes demais, pq o grau de conhecimento que um tem do outro é monstruoso... já amizade que provém do amor, nada acrescenta, é hipocrisia chegar aqui e falar, eu e minha ex, tudo "tranks" somos amigos agora... ahhh amigos ? Muito poucos relacionamentos terminam sem carregar um trauma por si só, e menos ainda deixa que as duas partes saiam ilesas, sem danos que dirá com predisposição de uma amizade, como se nada tivesse acontecido.
Contudo, acredito que se amizade tivesse uma cor seria amarela, atenção pô... vai que... temos que viver sempre admitindo possibilidades, eximindo-se de otimismos e pessimismos constante, assumindo um estagio novo...de freqüente alerta...para tudo! Existe amizade entre homem e mulher sim, é possível, tomando os devidos cuidados, e uma dose de realidade três vezes ao dia, se sobrevive, sem contra-indicações...Deixemos de lado os paradigmas, vamos viver, a imparidade da vida é inquestionável e severa...
domingo, 8 de maio de 2011
A jogada do século!
Seja lá o que aconteceu no Paquistão, muito mais que a humanidade, os Estados Unidos, o povo americano... teve uma pessoa que teve uma vitória muito maior com a morte de Bin Laden, o simpático e politico Barak. Ele simplesmente, fez o que o Bush devastou montanhas,enviou tropas... perdeu homens e não conseguiu fazer...No melhor estilo "Seek and destroi", soldados entraram no sapatinho e pulverizaram o velhinho mais malvado do mundo...Só tem um porém...Quem viu? Onde está o corpo?
Se quando as tropas invadiram o Iraque, e Saddan morreu ... apareceu seu corpo em todos os canais, revistas, internet, jornais....e agora... somente uma informação.Informação quente, inquestionável,tanto que a comemoração e a jura de revanche se espalhou pelo mundo.
Obama é o cara, vai ser lembrado pelo povo Americano como o homem que derrubou Bin Laden, caiu como uma luva para ele que estava começando a encarar uma bateria de questionamentos da oposição, pegarão tão pesado, que duvidaram até da nacionalidade americana do presidente. Seja lá o que houve, intencionalmente ou não, essa foi a sacada do século, marketing pesado prol Obama em véspera de reeleição....
A grande pergunta é.... e agora? Qual será a retaliação? E estaremos prontos? Tenho certeza que pensaram nisso....
A mutação da Humanidade
Se é que ainda temos o direito de nos denominar HUMANOS, temos mudado muito pscicológicamente, a ponto de esvair-se o conceito de certo e errado, com a facilidade de uma pipa cindo do céu.
O ato doentio do "irmão" Wellington aí, nos faz observar que historicamente, atrocidades vem sendo cometidas com uma frequência assustadora...conquistando o título de corriqueiros, banais, pois já tem gente achando normal....Uma mulher chamar o namorado e matar os pais enquanto dormem, um cara matar uma advogada numa represa e aparecer de cara limpa na imprensa...um jogador de futebol se envolver num assassinato de uma menina ( que tb não era de toda inocente ) com requintes de crueldade...e um babaca resolve imitar a Al-Qaeda e matar crianças dentro de uma sala de aula, com semanas de planejamento e deixando vídeos para serem encontrados depois revelando a obscuridade daquela mente.
Pra mim é inconcebível... não aceito isso como normal, não assisto essas notícias e fico sem refletir ao menos, é profundamente lamentável que nós, sejamos capazes de um mal infinito e injustificável,que mundo restará para nossos filhos? Nossos netos? Um mundo onde se esbarrarmos uns nos outros seremos mortos, onde uma simples briga na escola resulta em espancamento generalizado por dezenas de pessoas? Um mundo onde meninas e meninos fazem o que querem sem se importar com as consequencias? Não pode ser que essa mutação não tenha antídoto, cura, volta.
Imploro para os pais, que leiam mais... vejam o que seus filhos fazem, sem se apropriar das vidas deles, filhos são uma seta, mas podemos fazê-la cair no alvo...Todos temos necessidades, carências, uns mais, outros menos... Bulling sempre existiu, mas nunca mataram por isso... Até uma reação violenta a um bulling foi vista com bons olhos pela mídia....Refaçamos nossos valores se preciso for, ou ... morreremos abraçados, afogados numa enorme poça de sangue....
domingo, 10 de abril de 2011
SEXO, essencial, ou complementar?
Mais uma vez menciono um assunto que diverge opiniões e que,ora por hipocrisia, ora por reclusão as pessoas se omitem da real importância do SEXO na vida.
Não sei o que se passa na cabeça de cada um, evidente, mas afirmo, muitas pessoas se mascaram, não deixam o desejo transparecer, colaborando ainda mais para o mar de hipocrisia e falsidade em que a sociedade se tornou. Em contra-partida, há ainda aqueles que querem se impor a qualquer custo... fazendo valer a sua opção como se isso fosse uma forma de protesto, como se fossem militantes ou algo parecido,não é por aí... não é colocando casais de gays e lésbicas em todas as novelas que chocarão a população e os farão aceitar... Não, isso demanda tempo e humanidade, e isso , por incrível que pareça está se extinguindo.Se a bisessualidade, é o atual status da população...pq ainda existem casas de massagens, calçadões e inferninhos? Não venham tentar nos empurrar goela abaixo esse status, não dá... sabemos exatamente o que somos e o que queremos, cada um sabe, sem precisar de ajuda para descobrir ou guiar.
Algumas pessoas se colocam em relação ao sexo de forma taxativa, convicta e inalterada..."Eu não faço sexo sem amor" ou "Não existe sexo sem amor" e ainda a máxima : " Quem ama não trai", hehehe, mais uma aula de hipocrisia...O sexo está inserido no amor, com certeza, mas nem sempre o amor está inserido no sexo... SEXO tem mais haver com paixão.... arrebata, tira do chão ... como uma onda, um tsunami, que vem com força e sem explicação te pega desarmado....Fazer sexo, não é o mesmo que fazer amor, concordo. Fazer amor é devagar, sentindo cada toque, beijando... curtindo mesmo o momento....é como se independesse do tesão latente, daquela "fúria" que toma o corpo quando se está excitado, a pupila dilata, a temperatura do corpo sobe, e vc sente como se pudesse transar a noite toda... Sexo é voraz, é pegada... é carnal msm .... é um furacão que toma seu corpo e leva dele a razão por horas... é despir-se de conceitos e preconceitos, nojos, afinidades, é arrebatador e se tem uma sensação de que é incontrolável...
Quem tem uma certa "sede" sexual, fica sempre temeroso de estar flutuando entre ser insaciável ou ser compulsivo, no início se acreditava que a melanina era algo que influenciava muito, a lua também, mas nada dessas crendices, o que há é um senso individual de desejo aparentemente interminável...que tira o sono, deixa de mal humor, aquela sensação de que se busca sempre uma aventura, uma avalanche de sonhos e fantasias...No fundo se espera sempre encontrar alguém que supra esse calor infinito, que corresponda a esse fogo, todos querem uma( o ) ninfomaníaca ( o ) cruzem seu caminho e marquem sua história comum sexo inesquecível.
Fantasias todos temos, vontade, uns mais outros menos, porém não é correto exigirmos que qualquer pessoa seja igual a vc nesse fogo, as pessoas tem vontades distintas em horários distintos... O que posso afirmar é que sexo sem amor existe é forte e pode sim, levar a traição sem qq coisa pessoal, é carnal msm, mexe com a pessoa, suspende a razão ... SEXO é essencial, sem dúvida... Viver uma vida sem amor é viver sem ter um coração... viver sem ter sexo, é viver sem corpo.... sem se sentir falho, como o ser humano tem que ser. Conheça-te, aceite-se, transe muito e seja feliz com isso!
domingo, 3 de abril de 2011
Previsões?Premonições? Escrituras? O Apocalipse é aqui e já começou...
Contrariando a maioria das expectativas estamos vivendo "dias de fim" e isso fica claro a cada segundo, tenho visto e ouvido falar de coisas que sinceramente, não achei que ia viver para presenciar;
Com motivos cada vez mais banais, vemos o ser humano cada vez se importando menos uns com os outros e cometendo atrocidades que envergonhariam seus ancestrais neandertais, sufocam a sociedade com violentas ações e reações igualmente violentas e com doses preocupantes de crueldade.
Vemos todos os dias em noticiários, pais matando os filhos, filhos espancando pais, recém nascidos sendo violentados, assassinados, isso nunca poderia ser considerado aceitável,cotidiano a nós...jamais...Fico vendo, ouvindo perplexo..me perguntado curiosamente, qual será o mundo que meus filhos vão encontrar...Se continuar assim, não haverá muito o que se ver ou muitas pessoas a se conhecer.
E o despertar desse sexto sentido da humanidade, a auto-destruição, passa longe demais das religiões, cada vez mais corrompidas e usadas como subterfúgio para quem quer somente o bem próprio, seja ele espiritual, financeiro, ou ideológico.
Pare para analisar, das pessoas que conhece, que se relaciona, se há quem realmente se importe com os outros, com o que está acontecendo ao nosso redor.Temos que ser um tanto quanto anti corrosivos quanto a violência, nos resguardando, nos trancando em nossas casas, e ainda assim, o mal pode nos alcançar...tem ouvidos e olhos semeados em todo lugar...
Tomem suas espadas cavalheiros, a batalha começou, e mesmo que não se queira lutar, uma hora ela virá ao seu encontro, o que fazer? Senão temer o ser que a guerra transformará você?
segunda-feira, 7 de março de 2011
Uma sociedade hipócrita, transpirando inveja, exalando preconceitos
A cada dia que passa, vejo menos pessoas sinceras, e leais aos seus ideais, princípios... estamos cercados de pessoas baixas, vis... que não pestanejam para te rotular, apontar-lho o dedo... criticar sua maneira de viver.
Pregam aos quatro ventos em nome da moral e bons costumes, mas se afogam em orgias e luxurias em sua intimidade, dá nojo, uma sociedade onde o bi-sexualismo é crescente o homossexualismo é costumeiro, quase retrocedemos aos tempos de queimar os pecadores nas fogueiraas em praça pública, ao compasso em que casais "tradicionais" durante o dia, recrutam moças em salas de bate-papo, para sexo à três... apontar o dedo é fácil, como se não houvessem 4 apontados pra vc.
A facilidade que as pessoas tem de difamar, fofocar, destruir reputações... escalar a vida às custas de pessoas simples com defeitos ou virtudes tão humanas, tão universais é espantosa. As pessoas falam de quem trai, mas não cuidam bem do casamento... elas falam de filhos dos outros que se envolvem com drogas, mas não sabem onde os filhos andam. Teto de vidro, todo mundo tem.
Infelizmente, contra os fatos não há argumentos, e , é fato, que todos só se ligam que as coisas ruins de fato acontecem com eles quando acontecem, no mais é tudo sempre do próximo.... do outro....
Nessa onda de preconceito e falso moralismo, tem na crista a inveja, sim, ela mesma, tão velha quanto a humanidade... servindo de combustível para essa eterna troca de acusação infundada, essa imundice insana que corrói almas e distrói o carácter de cada um. Parece que é inaceitável, que alguém consiga algo, através de seu trabalho, seu suor, sem envolvimentos com drogas, ou crime... Que a felicidade das pessoas seja tão palpável.Pobre humanidade podre.
Cabe aos poucos sensatos e puros de coração, não se vender a essa ideia, pra casa do caralho com essa de " o que os outros vão pensar?" pq é se importando com a opinião alheia que se deixa o sangue contaminar por esse vírus, esse câncer. Caros amigos, autenticidade sempre, façam o que achem mais leal às suas ideias, aos seu carácter. Foda-se todo o resto...
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
( In ) Tolerância religiosa
Fico pasmo... completamente perplexo como a venda de indulgências voltou a moda em pleno século 21, fala sério! Não dá para suportar a pressão que fazem ao ser humano por uma salvação ( ainda que tardia ) a qualquer preço e em qualquer instância.
Podem me apedrejar ou me queimar em praça pública... falo "mermo" afinal, é somente isso que falta para nos igualarmos a épocas que a bem pouco tempo, consideramos isso desumano, desigual. As igrejas não se disseminam mais pela palavra de Deus ou pela Bíblia, é como se um surto viral atingisse as pessoas, e com 2 ou três (...reuniões... missas... cultos ou sessões ) já se declaram aptos a abrirem a própria igreja, sem ideologia própria ou sem uma teologia aceitável, sem qualquer estrutura ou suporte lógico para tal avanço. Mas não é isso que incomoda, afinal, esse é o país da liberdade de expressão, que se aplica também nesse caso, o que realmente irrita é a briguinha infantil e estúpida... por razões que a própria razão desconhece... Conheço pessoas que são amigas mas que não vão a casamentos, batismos, crismas uma das outras por que se dizem proibidas... Por que? Por quem? Deus nunca pregou que devíamos nos distanciar, e sim o oposto... Nunca disse que A ... B....ou C estão certos e que a salvação só a eles pertence...Pelo contrário, pregou o amor INCONDICIONAL...A união UNIVERSAL dos povos, e BASTA 1 só palavra e serei salvo. Aos olhos do pai somos todos iguais....
Não podemos deixar que a fé vire uma mercadoria, uma ideia,que seja vendida...imposta ou questionável... A fé é única, cada homem tem mais, ou menos... agradece mais ou menos, pede mais ou menos, ora mais ou menos, mas pecar... pecamos todos, senão pela luxúria, pela gula,senão pela omissão... pela prepotência, falta ao povo de Deus a Humildade que seu filho semeou há mais de 2000 anos. Eu tenho minha religião, mas também me sinto conflitante com algumas ponderações que até temo falar em público, vai que sou amaldiçoado ou rotulado como ateu...Fico me punindo pelos pecados que cometi, cometo e hei sempre de cometer ( pois Deus sabe, não se iluda, das suas reais chances de mudança ) tanto que não tenho "cara" de pedir-lhe muita coisa não... só agradeço, peço perdão e peço pelos meus filhos, que ainda gozam da inocência perante a esse mundo onde há uma guerra fria entre aqueles que deveriam ser o refúgio de quem busca a paz.
Eu tenho minhas convicções, me atenho a fatos e detalhes para não perde-las e mantenho minha fé intocada, inabalável em Deus, esse papo de " O meu DEUS isso... o Meu DEUS aquilo..." Não rola comigo, DEUS é um só... e não é meu... é nosso. Não creio em homens, eles são flechas...algumas ponte agudas, outras incandescentes mas a maioria voam sem rumo... sem saber onde caem...DEUS é a luz num túnel que os homens insistem em cavar mais e mais na escuridão a sua busca... Segurem-na ela não se apaga... mas seu tempo de tentar alcançá-la se esvai lentamente, isso é universal.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Estudar...sério mesmo?
É, tenho certeza, que vou causar a pior das polêmicas ao postar isso, mas os fatos me levam a concluir isso... Podem dizer que estou blasfemando contra os ensinamentos de todos os pais do mundo... Infelizmente, o mundo anda implacável mesmo, o nepotismo transgrediu as paredes dos senados e congressos, está aí pra quem quer ver.A lei da oferta e da procura também faz os desesperados jovens, munidos de gana profissional e conduzidos desde o berço pelos pais procurarem cada vez mais as "faculdades" que triplicam quase que na mesma velocidade das igrejas... E então o cartel se forma assim: Nós, buscando uma melhor formação acadêmica, ou mesmo uma capacitação profissional no modo mais tradicional, buscamos fazer uma faculdade, que hoje em dia, combinemos, não é tão difícil assim, tendo em vista que o próprio MEC credenciou qualquer um...ou seja, virou um negócio, se você tem dinheiro pra pagar a mensalidade é um aluno "em potencial"... logo, formados, procuramos um emprego decente, salário dígno, futuro certo e... pásmem! _ " Se currículum é muito bom mas, infelizmente você não tem o PERFIL que a nossa empresa precisa! Hehehe, daí perdemos a vaga para um sobrinho, um tio, um amigo...
Tô cansado de ver pessoas com formação acadêmica mendigando emprego, até pararem no mesmo ponto em que estariam sem um curso superior : atrás de um balcão no comércio, ou ralando em empresas de prestação de serviço. Não é revoltante? Perdermos 4 a 5 anos com a bunda pregada numa cadeira de faculdade, morto, querendo dormir... cansado do trabalho e fazendo engenharias financeiras para pagar a faculdade para depois isso ser trocado por uma simples e boa "peixada"...Um exemplo disso, foi a sacanagem que fizeram com os jornalistas, que agora não precisam mais de um diploma.
É, vivemos a era dos contatos... onde quem conhece mais gente, tem muito mais chances de prosperar em um bom emprego...do que quem realmente estuda pra isso...Daí fica a pergunta : Estudar mesmo ou add mais de mil nas nossas redes sociais? Contato amigos, contato...
Assinar:
Postagens (Atom)